Seguidores

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Formas e Significados da Cruz

OBS.: Tudo que está escrito em vermelho foi acrescentado por mim ao texto principal a partir de fontes da internet.

Ninguém sabe com certeza a origem da cruz. Entretanto, parece que sua forma mais antiga, a cruz em movimento - (swástica hallada), foi encontrada na Índia. Seu significado é "boa sorte".

 A cruz é considerada um símbolo universal. Os egípcios a chamavam ankh e era considerada uma "chave mágica que abria a "fronteira da imortalidade".

Pode-se encontrar cruzes em culturas tão distintas como a fenícia, a persa, a etrusca, a grega, a escandinava, a celta, a africana, a australiana, a chinesa, a tibetana, a asteca, a maia, a inca, entre outras. Mesmo que a cruz tenha um traçado muito simples está, na realidade, carregado de densa complexidade. Buscar todos os sentidos que possui é como ingressar numa caverna obscura, cheia de caminhos tortuosos e emaranhados, que se entrecruzam. Seu significado flutua em três níveis: místico, filosófico e sociológico.

Pitágoras dizia que Deus falava através de números e, a essa linguagem, o filósofo grego chamou de matemática sagrada, ou ciência dos princípios. Ao símbolo da cruz, relacionou o número 4 que representa a ordem do mundo, as quatro bases que formam o equilíbrio da criação.

Imaginem, o que aconteceria se faltasse um dos pés de uma mesa? Mesmo assim, o número 4 tem sua origem no 2 e, por isso, a cruz também se identificou com os pares opostos de conceitos: humano-divino, espaço-tempo, liberdade-disciplina, eros-thanatos etc., duas forças em permanente conflito e complementaridade. Também é associado à cruz o significado de centro para onde tudo converge, a Árvore da vida.
Eis aqui uma classificação delas de acordo com a sua forma.

 01: Cruz Grega ou Quadrada:
Um antigo tipo de cruz com braços de igual longitude. Dela e da cruz latina derivam a maioria das utilizadas em heráldica.


02:Cruz Oca 
Também conhecida como Gammadia, é uma Cruz Grega com a parte central dos braços removida. “Gamadia” vem da aparência de quatro letras gama agrupadas.


 03: Cruz de Santo André ou Decussata:
A cruz decussata, conhecida também pelos nomes de sutor ou cruz de Santo André. De acordo com a tradição, Santo André sentiu-se indigno de ser crucificado como o seu Senhor. Desta forma, ele suplicou que a sua cruz fosse diferente. Ela é um símbolo da humildade e do sofrimento. Em heráldica, simboliza caudilho invicto em combate. Nas etiquetas de substâncias perigosas, utiliza-se para indicar que um produto é perigoso. Foi utilizada pelos romanos para marcar as fronteiras de seu território.


04: Cruz do Apóstolo São Pedro:
Segundo a Tradição, o apóstolo Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo, numa cruz como esta. Consta ainda que seu sucessor, o papa de Roma,  a tinha em sua cátedra quando visitou Israel. (Também é chamada de cruz do anticristo utilizada em cerimônias do satanismo)



 Cruz 05: O Tau:
Chamada Tau por sua aparência com a letra grega de mesmo nome. Formada pela letra grega "T", é a mais simples de todas as cruzes. Tradicionalmente ela representa o sinal de sangue do cordeiro, usado pelos israelitas sobre as portas na noite de Páscoa, antes da saída do Egito. Ela também representa o bastão que Moisés  converteu em serpente no deserto. Desta forma ela é a cruz da profecia, ou a cruz do Antigo Testamento. É, por isso chamada também de cruz egípcia. Finalmente, chama-se também de cruz de Santo Antônio. São Francisco de Assis a utilizou como assinatura. Para os gauleses a Tau representava o martelo (mjolnir) do deus escandinavo THOR. Já era usada como significado simbólico pelos antigos egípcios, como a representação de um martelo de duas cabeças, o sinal daquele que faz cumprir. É também o sinal de três grandes divindades: o deus do Sol, na mitologia suméria, o deus romano Mithras e o deus grego Átis. Segundo as lendas, todos eles morreram e foram ressuscitados, o que remete ao Sol, que se põe todas as noites e nasce novamente no dia seguinte. Popularmente é conhecida como Cruz dos Ladrões, porque teria sido usada na crucificação dos criminosos ao lado de Jesus Cristo. 


06: Outro modelo de cruz Tau


07: Outro modelo de cruz Tau


 08: Cruz Alçada, Egípcia ou Tau Enlaçado:
Era um símbolo de vida, provavelmente também de vida eterna o Egito Antigo (é chamado de Ankh ou também cruz ansata). O círculo superior representaria a mulher e a reta o homem. O círculo também poderia sugerir a divindade, a fonte de energia universal que com seu alento dota de vida e movimento ao que é terreno, simbolizado pela linha horizontal. Pode significar ainda o sol, o céu e a terra, círculo, braço vertical e horizontal respectivamente; ou do ponto de vista do indivíduo, a razão, os braços e o corpo. Também era chamada "Chave do Nilo". Os egípcios a chamaram Ankh e era considerada uma chave mágica que abria a fronteira para a imortalidade.


09: Cruz Índia :


  10:Cruz Latina


11: Cruz Latina (crux immissa):
É a mais comum de todas as cruzes. Ela era um instrumento de condenação à morte nos tempos de Jesus. Ela nos lembra o supremo sacrifício que Jesus ofereceu pelos pecados de todo mundo. Tradicionalmente ela simboliza a crucificação  no entanto, como é totalmente vazia, também nos lembra a ressurreição e a esperança da vida eterna.


12: Cruz bizantina
É, geralmente, usada pela Igreja Ortodoxa Grega.



 13Cruz Radiosa - (radiada):


 14: Cruz Alfa e Ômega:
Esta cruz latina com os braços que se afunilam é combinada com a primeira e última letra do alfabeto grego e lembram que, apesar de Jesus ter morrido por nossos pecados numa cruz, ele reina em glória para sempre.


15: Cruz de glória eterna:
Alfa e Omega, primeira e última letras do alfabeto grego, sob os braços retos da Cruz, recordam que Deus é o princípio e o final de todas as coisas, a glória eterna, e também, que nossa vida terrena tem começo e fim.


 16: Cruz latina com proclamação:
As letras latinas que presidem a cruz representam a inscrição que Pilatos ordenou que fossem colocadas sobre a cruz de Jesus. Está escrita as iniciais de "Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum" = "Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus".


 17: Cruz da Trindade ou Cruz em Trevo
Os remates de três círculos interseccionados, representa a Trindade.


18: Cruz Triunfante:
Representa o triunfo final e reinado de Jesus Cristo sobre o mundo. Também é símbolo da evangelização mundial. Na arte cristã, esta cruz é usada no topo do cetro de Jesus para mostrar seu Reino em glória.


 19: Cruz de Evangelização:


 20: Cruz dos Evangelistas:


21: Cruz do Calvário:


 22: Cruz do Calvário:
Uma cruz latina, firmado sobre três degraus que representam a subida de Jesus ao Calvário. Podem também simbolizar a fé, a esperança e o amor. 1Co. 13.13


 23: Cruz dos Arcanjos:


 24: Cruz dos Apóstolos:


 25: Cruz contra o mal (É uma Cruz Rúnica):


26: Cruz Natalina:
Tem forma de estrela e lembra a história do nascimento de Jesus e o anúncio do propósito para o qual ele veio.

 27: Cruz Pontiaguda - (ou da Natividade de Jesus):
Para os cristãos faz referência ao nascimento de Jesus. Se girarmos a cruz 90º, não deixa de ser curiosa a similitude que tem com a estrela do Oriente.


28:  Cruz de Penitência:


 29: Cruz Moderna (ou Crucifixo):


30:  Cruz Funerária:


 31: Cruz Patriarcal:
É uma cruz eclesiástica. Aparece freqüentemente sendo usada pelos patriarcas. O braço superior representa a inscrição colocada por Pilatos na cruz de Jesus. Foi adotado por cardeais e arcebispos como uma distinção hierárquica.

  32: Cruz papal ou Cruz Tripla dos povos do Ocidente:
É o emblema oficial papal. Das 3 barras diz-se, freqüentemente, que representam as 3 cruzes sobre o Calvário ou a Santíssima Trindade, formada por Pai, Filho e Espírito Santo. É, no entanto, mais provável, que representam a Igreja, o mundo e o céu.


33:  Cruz Ortodoxa:


 34: Cruz Ortodoxa eslava, Cruz de páscoa, Algiz Ortodoxa
Esta forma de cruz foi primeiramente usada nas Igrejas dos países eslavos. O braço superior representa a inscrição abreviada "INRI", que Pilatos colocou sobre a cabeça de Jesus. O significado do braço inclinado inferior é dúbio. Há um tradição que diz que o terremoto que veio durante a sua crucificação é que causou a inclinação deste braço. Uma outra explicação, relaciona este braço inclinado à cruz de Santo André. Uma vez que o Cristianismo foi introduzido nos países eslavos por Santo André e, por isso, também a parte inferior desta cruz lembra a cruz de Santo André em forma da letra X. Em uma outra explicação a barra inferior inclinada simboliza duas direções, Céu e Inferno, e também o destino dos ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. O da direita, que se arrependeu, foi para o céu. O outro não... 


 35: Cruz das Catacumbas:


36: Cruz dissimulada:
A âncora estilizada pode representar a esperança que está em Cristo


 37: Cruz de satã:


 38: Cruz de Santo Antônio (ou cruz enlaçada):
Era também adotada pelos cristãos primitivos, como símbolo de vida eterna 
(É bastante parecida com o Ankh egípcio, mas tem o laço menor.)


 39: Cruz Perfurada:


40: Cruz Enquadrada:



41: Cruz Quadrática

 
42: Cruz Enquadrada Celta:




43: Cruz Gamada (suástica ou Esvástica):
Algumas notas sobre a história da Esvástica: Em inglês como em alemão, a palavra "esvástica" deriva do sâscrito: svatikah e significa boa sorte, afortunado. A primeira parte da palavra SVASTI pode ser dividida em duas partes: SU = (bom, bem), e ASTI = (é). A parte ASTIKAH somente, quer dizer SER. Na Índia, esta palavra é associada a coisas favoráveis - porque significa "favorável". Lá, o giro das esvásticas em sentido horário ou anti-horário tem diferentes significados. Devido a sua simplicidade, a esvática tem sido usada quase sempre de modo independente por muitas sociedades humanas. Representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus “braços” movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva e adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo


44: Cruz Arponada:


45: Cruz Fleuri:
É uma cruz decorativa. Seus braços terminam em pétalas que lembram a Trindade.


 
46: Cruz Resarcelada:



47: Cruz Potençada ou Potenteia:
Seus quatro braços retos representam os quatro cantos do mundo, os quatro elementos. Utilizada pelos cruzados em suas campanhas.


48: Outro modelo de Cruz Potençada ou Potenteia


49: Cruz 053 ou Cruz Recruzada



50: Outro Modelo de Cruz Recruzada



51: Cruz Bifurcada (fourchée)


52: Cruz Românica de Consagração


53: Cruz  de Jerusalém  ou das Cruzadas
Este conjunto de cruzes é composto por uma cruz central formada por quatro cruzes "tau" (veja abaixo) que representa a lei do Antigo Testamento. As quatro pequenas cruzes gregas representam o cumprimento desta lei no evangelho de Jesus Cristo. Outros vêem neste conjunto, um símbolo da obra missionária da igreja - expandindo o evangelho para os quatros cantos da terra. Ainda há outros que entendem que estas cinco cruzes representam as cinco feridas de Jesus na cruz (mãos, pés e o lado). Este modelo de cruz foi usado pelo rei Godofredo de Bulhão, o primeiro rei cristão em Jerusalém. Esta cruz foi incorporada nas campanhas da cruzadas.

54: Cruz Quadriculada:
Cruz ornamental, formada por quatro pequenas cruzes, representa a pregação do evangelho aos quatro cantos da terra. Ela repousa sobre uma grade que forma outras quatro cruzes.


55: Cruz das Cruzadas:


56: Cruz da Conquista e da Vitória:
Cruz grega complementada com a primeira e a última letra do nome de Jesus em grego (IC), a primeira e última letra do nome Cristo em grego (XC), e a palavra grega para vitória (NIKA). Os traços sobre as letras indicam que elas são abreviações.

57: Cruz Pomée - (pometeada, botonada ou bordonada):
Os pomos assemelham-se à maçãs, fruta que representa a fé cristã. Também fazem referência aos pontos cardeais. Desde então, foram usadas sobre os báculos pastorais como símbolo de autoridade. Também se faz referência a elas como a cruz dos bispos.

58: Outro modelo de Cruz Pomée 


59: Outro modelo da Cruz Trevo:
Outra versão da Cruz número 17. Tem nas pontas dos seus braços um desenho parecido com um trevo. Lembra, por isso, a Santíssima Trindade.


60: Cruz Trevolada:


61: Cruz Trevolada (2)



62: Cruz da Paixão:
Cruz latina com as extremidades pontiagudas. Representa o sofrimento de Jesus Cristo na sua crucifixão.


63: Cruz Flordelizada ou Florenciada:


64: Cruz de Alcântara:
Esta cruz flordelisada com a ponta dos braços em forma de Flor de Lis é a insígnia da Ordem Militar de Alcântara, fundada em 1156. Em 1218 trasladou sua sede para a cidade de Alcântara, em  Extremadura.  Teve especial importância na reconquista da região.
Ordem Militar de Alcântara:


65: Cruz de Calatrava:
É uma variação da Cruz de Alcântara. É a insígnia da Ordem Militar de Calatrava. Fundada em 1158, reinando Dom Sancho III, pelo abade cisterciense de Fitero, Raimundo Serra (luego São Raimundo) e seu companheiro de Ordem, Diego Velázquez, para ocupar a cidade de Calatrava e defender o território do ataque dos muçulmanos, depois que a ordem do Templo renuncia estas funções. Os cavaleiros levavam o hábito cisterciense com uma flor vermelha flordelizada bordada no manto branco.


Cruz 066:


67: Cruz Ancorada:
Simboliza que a esperança dos cristãos está em Cristo. Esta cruz também foi símbolo de São Clemente, Bispo de Roma que, de acordo com a Tradição, foi amarado à uma âncora e lançado ao mar por ordem do imperador Trajano. Hb. 6.17-2


68: Cruz Ancorada 2:


69: Cruz Ancorada 3:


70: Cruz de Batalha:
Lembra a muralha de um forte ou de um castelo.


71: Cruz Espinada:


72: Cruz Ponteada:

73: Cruz Pontiaguda (ou Rosa dos ventos):


74: Rosa dos Ventos (2)
É um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias



75: Rosa dos Ventos (3)



76: Cruz Alargada - (Ensanchada) ou Cruz de São João:


77: Cruz Agulhada:


Cruz 78:


Cruz 79:


80: Cruz de Malta - (ou das Bem-aventuranças):
Formada por quatro pontas que apontam para o centro e oito pontas externas que simbolizam a regeneração. Esta cruz foi símbolo dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos de Rodes para ilha de Malta. Na ilha de Malta o apóstolo Paulo naufragou. Sua forma de quatro pontas de flecha apontando para o centro fazem dela uma cruz de meditação.

81: Cruz Patée ou Pátea, Cruz da Regeneração, Cruz Templária.
É freqüentemente confundida com a de malta. É a cruz que muitos cavaleiros e ordens religiosas portavam em suas vestes com símbolo de distinção, vermelha os templários, branca os hospitaleiros e negra os teutônicos. Nestes últimos derivaria na cruz de ferro. São oito pontas finais e o desenho do número 8, na horizontal, é símbolo do infinito e do ciclo da vida (morte e renascimento). No Brasil de hoje, essa cruz é um dos símbolos do time carioca Vasco da Gama.



82: Cruz Ancorada:
É também o símbolo de S. Clemente, Papa de Roma, que foi atado a uma ancora e jogado ao mar por ordem do imperador Trajano. Para los cristãos a ancora é símbolo de esperança.

83: Outro modelo de Cruz Ancorada (moline)


Cruz 84:


85: Cruz Patonce: 
Intermediária entre a cruz pátea e a florenciada. Algumas fontes a chamam de Cruz floreada.


86: Cruz Floreada:


Cruz 87:


Cruz 88:


89: Cruz da Eternidade:


90: Cruz da Eternidade - (2):

81: Cruz Matrimonial:


92: Cruz Iônica:
Cruz adotada por São Columba, que no ano de 563 fundou um mosteiro na ilha de Iona, na Escócia.


92: Cruz Céltica ou Irlandesa:
Muito antiga, usada pelos cristãos celtas na Grã Bretanha e na Irlanda.


94: Cruz Celta (2):


95: Cruz Celta (3):


96: Cruz Vasca:
O Lauburu. Os vascos chamam Lauburu ao símbolo de quatro braços que reconhecemos como o mais representativo do povo vasco. É sabido, em que pese as diversas formas, o lauburu não é de origem vasca. O mesmo nome foi usado pelos romanos (Lau buru: quatro cabeças). Os mais antigos que se conhecem no país vasco estão na Província de Vizcaya. Encontra-se freqüentemente nos velhos féretros e em pedras funerárias, e ainda nas igrejas, na forma de crus cristã.


97: Cruz Batismal:
Cruz grega sobreposta sobre a primeira letra do nome Cristo em língua grega X, (pronuncia-se qui). Ela forma a cruz com oito braços. O número oito é símbolo do renascimento e da regeneração, por isso, esta cruz é usada como cruz batismal.

Cruz 98:


99: Cruz Lunela :


100: Cruz Lunela (2):


101: Cruz 4 Evangelistas:

102: Cruz 4 Evangelistas (2):


103: Cruz da Vitória ou de Astúrias:
É símbolo da vitória de Dom Pelavo sobre os muçulmanos na batalha de Covadonga. Fabricada inicialmente em madeira, o rei Alfonso III a revestiria mais tarde de ouro e pedras preciosas.

104: Cruz:


Cruz: 105


106: Cruz de Santiago:
Insígnia da Ordem Militar de São Tiago, fundada em 1160 para defender os peregrinos que se dirigiam ao Santo Sepulcro, do apóstolo São Tiago de Compostela.


107: Cruz de Santiago (2):


108: Cruz de Santiago (3):


109: Cruz Espada (Variação da Cruz de Santiago)


Cruz 110: 
Também é o símbolo do sexo feminino que teria sido retirado da forma do espelho da deusa greco-romana  Afrodite/Vênus

111: Cruz Carolíngea



112: Cruz Nika


113: Cruz Nika II





Cruz 114. 


Cruz 115: A Cruz da Ordem de Cristo 
Emblema da histórica Ordem de Cristo, também chamada Ordem dos Cavaleiros de Cristo de Portugal

 
Cruz 116: Cruz de Anu (1): 
Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse símbolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.

 
Cruz 117: Cruz de Anu(2):


Cruz 118: Cruz Rosa-Cruz: 
Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.


Cruz 119: Cruz Rosa-Cruz(2):



Cruz 120: Cruz do neófito Rosa-Cruz:


Cruz 121: Cruz da Ordem Iluminati Rosacruciens:


 
Cruz 122: Cruz de Lorena
Também conhecida como Cruz de Anjou figurav na simbologia dos duques de Anjou ,ais tarde convertidos em Duques de Lorena a partir de 1431:


 
Cruz 123: O monograma de Cristo 
É formado por duas letras do alfabeto grego, o X (qui) e o P (rô), entrelaçados. 




Cruz 124 : O monograma de Cristo
É um dos mais antigos monogramas sagrados de Cristo. As duas primeiras letras da palavra “Cristo” em língua grega. Os Cristãos primitivos o usavam como um sinal secreto da sua fé:





Cruz 125: O monograma de Cristo
Junto com o Alfa e o Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto, significa o começo e o fim, Deus, A Eternidade.





Cruz 126: O monograma de Cristo
Aqui o“p” é um os braços do “x”.  O til é o símbolo para abreviação.





Cruz 127
A cruz ou cajado na letra “P”. O cajado lembra que Jesus é o bom pastor. (Jo 10.11)





Cruz 128
A cruz ou cajado na letra “P”. O cajado lembra que Jesus é o bom pastor. (Jo 10.11)
O “n” entrelaçado significa “nike”, palavra grega que significa “conquistador”.





Cruz 129:
A cruz ou cajado na letra “P”. O cajado lembra que Jesus é o bom pastor. (Jo 10.11)
A cruz com a âncora representa a esperança que está em Cristo.





Cruz 130
O “p” é estilizado a fim de parecer com um cajado, para lembrar que Jesus é o Bom Pastor.



Cruz 131: A Cruz e Chama. 
Símbolo da Igreja Metodista criado em 1968



Cruz 132 
Representação do enxofre alquímico 
Símbolo do volátil e expansivo. Também usado por alguns como a cruz de satã.



Cruz 133: Emblema Rosa-Cruz



134: Cruz do Feiticeiro




135: Cruz da Bruxaria




136: Cruz Vergada
Supostamente criada por  satanistas no ano 666 para caricaturar o Crucifixo tradicional da Igreja Católica e citada muitos símbolos para o Anticristo. Entretanto essa imagem foi portada encimando um cajado pelos Papas Paulo VI e seus sucessores, João Paulo I e II e Bento XVI.




Cruz 137:
Monograma sagrado formado pelas três primeiras letras do nome Jesus em língua grega (IHCOYC). Quando nestas e noutras figuras do nome de Jesus aparece uma linha horizontal sobre o nome, indica que é uma abreviatura.




Cruz 138:
IHS: É um outro monograma sagrado do nome de Jesus.




Cruz 139: Símbolo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil




Cruz 140: Símbolo do  Movimento Cristão Alemão e a Igreja do III Reich (Século XX)







141: Cruz de Camargue
Usada pelos ciganos é formada por uma cruz, uma âncora e no meio um coração e significa “a minha fé está ancorada no meu coração”.




142: Cruz Copta
É derivada do ankh egípcio. Foi usada pelos antigos cristãos do Egito quando São Marcos introduziu ali o cristianismo.  Uma variação dela foi usada mais tarde como símbolo pelos cristãos etíopes.

143: Cruz Copta moderna
Usada por cristãos coptas atualmente




144: Cruz Copta.
Usado por cristãos coptas egípcios. Formada por uma cruz com pregos.




145: Cruz dos Gnósticos Cristãos do Egito. 
Uma adaptção do Ankh egípcio (Aqui no número 08).




146: Cruz Sérvia ou Cruz Tetragramática
Usada como símbolo da Igreja, do Estado e do povo Sérvio.




147: Cruz Macedônia
Um dos símbolos da Igreja Ortodoxa Macedônica





148: Cruz de Pisa.
Brasão da Cidade de Pisa, Itália.





149: Cruz de Santa Brígida.
Representa uma cruz feita com junco que ela teria feito para converter um homem que estava gravemente doente.



150: Cruz Solar
Roda solar usada em celebrações neopagãs. A grande Roda da medicina e da vida. É também o símbolo da Terra e do Enxofre para os Alquimistas




151: A Cruz Occitana (Crotz occitana em occitano) 
Também chamada de cruz de Forcalquier, cruz de Languedoc ou cruz de Toulouse — é o símbolo da Occitânia. Deriva das armas dos condes de Toulouse, dos marqueses da Provença e; provavelmente e antes disso, dos senhores de Forcalquier nessa região.



152: Cruz de Canterbury
Usada nas igrejas anglicanas. O original, como um broche, data de c.850 d.C. A cruz foi usada pela primeira vez em 1867.




153: Cruz Erminée
Historicamente criada por Hurston em Cheshire, Inglaterra por volta de 1490.



154: Cruz de São Floriano. 
Uma cruz em forma de flor. É usado como um distintivo para os bombeiros hoje em muitos países, especialmente os EUA e o Canadá. Baseia-se na Cruz São de João. A principal diferença sendo as extremidades convexas, ao contrário de São João da Cruz, onde as extremidades são plana ou côncava. 



155: Cruz de Maria
Brasão pessoal do Papa João Paulo II usado para enfatizar a sua devoção pela Virgem Maria.



156: Cruz do Sacrifício.
Cruz Memorial da Guerra pela Comunidade Britânica. Superposição de uma espada sobre a cruz latina.



157: Cruz de São Nino.
 É um grande símbolo da Igreja Ortodoxa da Geórgia e as datas a partir do 4º século dC, quando o cristianismo se tornou a religião oficial no reino de Iberia. A lenda diz que ela recebeu a cruz feita com os galhos de uma videira da própria Virgem Maria e entrelaçada com seu próprio cabelo.





158: Cruz Eslava (As Mãos de Deus)
Simbolo eslavo usado na Europa Central Pré-Cristã




159: Cruz da Igreja de Deus no Brasil.
A cruz representa o poder de Deus para a salvação, o círculo vermelho, uma chama, representa o poder pentecostal. 



160: Cruz da Igreja de Deus Latino-Americana.


Cruz 160: Brasão da Rosa-Cruz
Uma rosa de cinco pétalas floresce no ponto da quintessência da cruz. 





Cruz 161:
As letras gregas Chi-Rho (XP), com um discreto “E” em sua perna representaria o Apóstolo Pedro para os primeiros cristãos. 





Cruz 162:
 Na Igreja do Evangelho Quadrangular a cruz simboliza a morte de Jesus.
(a Pomba simboliza o batismo no Espírito Santo, o cálice a cura divina e a coroa, a volta de Cristo). 




Cruz 163: 
A Mioak (Mystic insignia of a Klansman) ou  Blood Drop Cross (A cruz da gota de sangue) 
Traz desenhada no centro uma gota de sangue, simbolizando supostamente (para eles) "o sacrifício que Jesús fez para a existência da raça branca".





Cruz 164: Cruz da Medalha de São Bento
A Medalha onde está gravada esta cruz é considerada um sacramental, um sinal poderoso de fé. As letras C S P B são abreviações de Cruz Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento). Na haste vertical as letras: C S S M L significam Crux Sacra Sit Mihi Lux (A cruz sagrada seja minha luz). Na haste horizontal N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o dragão [demônio] meu guia). No alto da Cruz está gravada a palavra PAX ou Paz, que é o lema da Ordem de São Bento.  A partir da direita da palavra PAX: V R S N S M V que significam Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana (Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs) e as letras S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas (É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos).




Cruz 165: Cruz Latina com medalha de São Bento
A cruz beneditina tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento para que o demônio não fará de você uma ponte aos seus intuitos.





Cruz 166: Cruz da Sociedade Teosófica
A Cruz Ansata (aqui número 08)no centro simboliza o espírito mergulhado na matéria. É a "cruz da vida", símbolo da imortalidade.


Cruz 167: Cruz da Igreja Messiânica Mundial
A cruz significa cruzamento entre horizontal e vertical. O eixo vertical representa o espírito, a atuação do fogo, a ligação do homem com seus ancestrais e Deus, a cultura oriental. O eixo horizontal representa a matéria, a atuação da água, a ligação entre os homens, a cultura ocidental. O círculo que contém a cruz representa o mundo, onde atuam os princípios vertical e horizontal.
No centro da cruz não existe nem vertical nem horizontal, que desaparecem e se transformam num círculo que significa izunome, o equilíbrio entre horizontal, e vertical. O círculo central (amarelo) simboliza a Igreja e a sua missão de unir as duas culturas, espiritual e material. O anel que o envolve (vermelho) representa o mundo do dia ou mundo do Sol, e também o Japão, chamado de “o país do sol nascente”.



Cruz 168: Logomarca da Igreja adventista do Sétimo Dia
A Cruz representa o Evangelho da Salvação (o Sacrifício de Cristo). A Bíblia aberta representa a aceitação total da palavra de Deus e a chama acesa (com três linhas como os três anjos do apocalipse) representam o Espírito Santo, o mensageiro da Verdade.



Cruz 169: Cruz Tombada com Coroa
A Cruz tombada com a coroa a seu pé representa o poder do Papa e o poder do rei vencidos pelo poder de Deus. É o símbolo dos graus de Maçonaria referente a cavalaria no Rito de York (americano). Jacques de Molay (líder Templário) foi injustamente acusado, preso, torturado e queimado vivo por um rei (Felipe IV, o Belo da frança) e um papa (Clemente V). Ao morrer na fogueira, Jacques pede a Deus que seja feita Justiça Divina e que ainda naquele ano ele, o rei e o papa estejam diante de Deus para receber tal Justiça. E o rei e papa morreram ainda no mesmo ano. E mais tarde, a História mostrou que Jacques de Molay era, de fato, inocente. Para os cristãos a Cruz lembra do sacrifício de Jesus em nosso lugar, e a Coroa sua majestade e glória.



Cruz 170: Cruz feita com cravos e enfeitada de espinhos. Simboliza o sofrimento de Jesus Cristo na Cruz do Calvário.



Cruz 171: Símbolo do Assentamento do Exu Sete Encruzilhadas do Cruzeiro na Umbanda.



Cruz 172: Triângulo Fluídico do Exu Sete Encruzilhadas. É o traçado usado para realizar oferendas para a entidade.




Cruz 173: Cruz Inclinada
Símbolo de algumas denominações protestantes. Também usada na Umbanda representada como se estivesse colocada sobre o ombro de alguém a carrega-la, aproximadamente num angulo de 45°. Ela representa a cruz de cada um ou seja a missão na Umbanda que carregaremos até cumprirmos nossa missão aqui na terra.




Cruz 174: Cruz e Espada



Cruz 175: Cruz Pé de Galinha
Representaria a comunicação entre o mundo da morte e o da ressurreição. Acredita-se que se essa marca for vista ao lado da cama de alguém que acabou de falecer, a alma da pessoa ganhou asas. 




Cruz 176: 
Foi o símbolo de “paz e amor”, formado por uma cruz pé de galinha invertida dentro de um círculo, foi criado durante a Campanha pelo Desarmamento Nuclear, nos anos 60. Esse símbolo já foi confundido com a Cruz de Nero, ou Cruz de São Pedro (uma cruz invertida), também ligada ao satanismo. Mas tudo não passa de um mal-entendido, pois segundo o criador do ícone da paz, Gerald Holtom, o formato remete a um ser humano em desespero, com os braços para baixo em sinal de súplica, e não a satanás. O artista decidiu utilizar as letras N e D (do código homógrafo - feito com uma bandeira colorida em cada mão), que significavam “nuclear disarmament”, ou seja, representavam seu desejo de que o desarmamento nuclear se tornasse realidade. Seguindo a posição das bandeiras, as letras formavam o desenho interno do símbolo, que ganhou um círculo em volta para representar o planeta. Com uma pequena variação, também foi usado antes disso como símbolo do elemento Fósforo para os Alquimistas.


Cruz 177: Cruz Alquímica de Nicolas Flamel
Apesar de ser atribuído ao alquimista francês Nicolas Flamel, esse símbolo, também conhecido como Serpente Alquímica ou Cobra Alquímica, segundo a lenda, não foi criado por ele, e sim foi visto em um desenho de um livro que ele adquiriu de um homem chamado "Abraão, o Judeu", tendo usado este símbolo em suas notas posteriormente. Flamel foi um grande estudioso da alquimia e o sentido aceito como o de poder transformar metais em ouro desse caminho, seria uma alegoria em relação a evolução espiritual do homem, cada estagio da evolução seria representado por um metal, do chumbo até o ouro.


Cruz 178: Cruz Troita ou Cruce Troita. 
A Cruz Troita é uma cruz usada pela Igreja ortodoxa da Romênia. Feita de madeira ou pedra com uma cobertura superior triangular que pode significar a trindade, mas nos crucifixos a céu aberto também servem como um anteparo para proteger da chuva. Segundo a crença popular ela serve para afastar o mal e em ambientes externos, geralmente é localizada em cruzamentos rodoviários.
Cruz 179: Variação da Cruz Troita ou Cruce Troita. 

Retirado de: 
http://ponteoculta.blogspot.com/2010_10_01_archive.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_de_Cristo
http://misterys666.blogspot.com.br/2008_01_01_archive.html?zx=48442861b1f4338e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/searchController.do?hidArtigo=3C5ADF8C99CBCA0C15D29D86152C7E1C
http://dc304.4shared.com/doc/o6Y-kD2r/preview.html
http://amngospel.wordpress.com/2010/03/29/simbolos-do-cristianismo-parte-1-a-cruz/
https://amngospel.wordpress.com/2010/04/11/simbolos-do-cristianismo-%E2%80%93-parte-4-simbolos-graficos/
http://revistarefletindoagraca.blogspot.com.br/2014/03/a-alemanha-o-nazismo-e-igreja-evangelica.html
http://www.bemparana.com.br/noticia/322584/ciganos-um-povo-sem-terra-unido-ha-milenios
http://www.eumeamo.com/cruz.html
http://www.rankopedia.com/Favorite-Cross/CandidateData/25458/.htm
http://www.seiyaku.com/customs/crosses/florian.html
http://igrejadedeusquirinopolis.blogspot.com.br/p/blog-page.html
http://www.ofielcatolico.com.br/2001_03_01_archive.html
http://www.quadrangular.com.br/pagina.php?nome_link=S%EDmbolos
http://www.actuallynotes.com/Ku-Klux-Klan-Historia-de-sus-Origenes.html
http://www.arcanjomiguel.net/oracao_sao_bento.html
http://www.teosofia-liberdade.org.br/sociedade-teosofica/
https://cassiafiletti.wordpress.com/2009/03/29/a-cruz-e-seus-significados/
http://novaera-altruismo-espiritualismo.blogspot.com.br/2013/05/significados-simbolo-da-igreja.html
http://www.rbu.com.br/group/bantuamerindios/forum/topics/cruz-deitada
http://mundoestranho.abril.com.br/religiao/que-outras-religioes-usam-a-cruz-como-simbolo-o-que-significam/?
http://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/42784-voce-conhece-a-verdadeira-origem-do-simbolo-da-paz-.htm
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2100&evento=1#menu-galeria
http://sosalquimia.blogspot.com.br/2014/07/cruz-de-flamel-marca-alquimica-simbolica.html
http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/2012/04/fullmetal-alchemist-brotherhood.html












110 comentários:

  1. Olá,
    meu nome é Felipe, é uma honra comentar no blog de um mestre!

    Más então, achei uma cruz na quadra da minha escola (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo)não sei qual o significado dessa cruz, ela é de prata e nas pontas possui uma flor de quatro pétalas, uma flor em cada ponta. Parece ser uma cruz cristã, mas não tenho certeza.Não encontrei características nela que pareça com alguma da citadas acima.

    Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Realmente não deve ser uma cruz cristã... Eu pesquisei na internet e não encontrei nenhuma cruz com quadrifólios nas pontas, sempre com flores de apenas três pétalas representando a "santíssima trindade" ou como a "rosa cruz hermética" com três símbolos alquímicos: Mercúrio filosófico, enxofre e sal. A flor de quatro pétalas geralmente representa os quatro elementos ou a força vital e não é um símbolo do cristianismo.

    ResponderExcluir
  3. http://www.megaupload.com/?d=0PRZDHXA

    essa é a imagem da cruz, esqueci de relatar que ela possui um losango no centro dela.

    Obrigado por essa assistência!

    Parabéns pelo Blog! Visitarei sempre, ele reúne humor com cultura e informação de qualidade (como é de se esperar de um mestre)!

    ResponderExcluir
  4. Opa , tudo bem
    so pra saber, tem algum problema uma cruz dentro da outra, por exeplo: eu quero fazer uma tatuagem, e minha ideia é fazer a cruz da Santissima Trindade dentro da cruz Latina. Existe algum problema ?

    ResponderExcluir
  5. O problema com sua ideia é o mesmo que existe com qualquer tatuagem de simbolos religiosos. Nada impede que você a faça, mas deve saber que ao gravar permanentemente em sua pele o desenho está definitivamente ligando-se à egrégora, uma espécie de espírito protetor formado pela crença daqueles que seguem a mesma religião, da instituição.

    ResponderExcluir
  6. Então, não tem nenhum significado uma cruz dentro da outra ? eu tenho medo de existir algum significado estranho. Me desculpe a ignorância, o que é egrégora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lazaro talvez vc ja tenha feito a tatuagem ,em 1 lugar cruz é uma palavra derivada da palavra crux q significa madeiro ou estaca de tortura na qual jesus foi pregado (um poste vertical)nao literalmente em formato de cruz como colocado pela cristandade dizendo q cristo morreu de braços abertos.porem nao sei no que vc acredita mas seria bom que vc soubesse q o ato de marcar o corpo e contrario aos principios biblicos porem para os q ja fizeram a mesma biblia diz que c ouver um arrependimento genuino podemos ser perdoados por Deus *CUIDADO COM AS FONTES QUE PESQUISA ANTES DE TOMAR UMA DECISAO EM ASSUNTOS ESPIRITUAS BUSQUE NA BIBLIA A RESPOSTA. VALEUUUUUUUUUUUUU!

      Excluir
  7. Pelo que sei não há um significado oficial, somente aquele que você quiser dar. Quanto a Egrégora está assim definido na wikipédia: "é como se denomina a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembléia e estão presentes em todas as coletividades, sejam nas mais simples associações, ou mesmo nas assembléias religiosas, gerado pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade."

    ResponderExcluir
  8. Olá. Estou com uma grande dúvida e não consigo achar a resposta em lugar nenhum..
    Há uma cruz que gostaria de saber o significado.
    É uma cruz com seta largar nas pontas e na parte vertical um A na parte esquerda e um R na parte direita colados à cruz.
    Agradeço desde já. (Peter - SP)

    ResponderExcluir
  9. Preciso saber se é uma cruz grega (com os braços de tamanho igual) ou uma cruz latina (com o braço vertical maior do que o horizontal). A única cruz "flechada"(onde as pontas da cruz terminam em setas) que encontrei, sem as letras a que você se refere, é essa aqui nesse site de símbolos heráldicos: http://dibujoheraldico.blogspot.com.br/2012/06/el-flechado.html. Ela diz respeito a um partido fascista da Hungría pro-nazista: o "Partido da Cruz Flechada". Este partido político matou 80.000 judeus durante os poucos meses em que governou a Hungría entre 1944 e 1945.

    ResponderExcluir
  10. ooi meus parabéns pelo o seu blog,esta de excelente gosto e sabedoria,e se possivel gostaria que me dissesse o significado dessa cruz,sou evangelica e gostaria de fazer uma tatuagem com essa cruz sem o terço...
    http://www.google.com.br/imgres?q=tattoo+de+cruz+feminina&um=1&hl=pt-BR&sa=N&rlz=1R2MOOI_pt-BRBR421&biw=1280&bih=620&tbm=isch&tbnid=9SjNDn-ibKUqIM:&imgrefurl=http://www.modasetendencias.com/tatuagens-de-cruz.html&docid=Ut4rtrSbJATo9M&imgurl=http://www.modasetendencias.com/wp-content/uploads/zzzz.jpg&w=300&h=400&ei=K8twUKuPK8jp0QGMgoH4Aw&zoom=1&iact=rc&dur=156&sig=104841523804127670214&page=1&tbnh=124&tbnw=93&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:12,s:0,i:111&tx=42&ty=70

    ResponderExcluir
  11. e o significado dessas duuas tbm

    http://www.elo7.com.br/pingente-cruz-strass-marrom/dp/5EF5E




    http://www.google.com.br/imgres?q=pingente+cruz+ouro&start=174&um=1&hl=pt-BR&sa=X&rlz=1R2MOOI_pt-BRBR421&biw=1280&bih=620&addh=36&tbm=isch&tbnid=NIXv3aAMRWQ_MM:&imgrefurl=http://www.wnbijouterias.com.br/produtos-detalhes.aspx%3Fprod%3D45343736-3fb6-4eea-a9b6-af256a7a2cbc&docid=tYcvyBf0N6e7HM&imgurl=http://www.wnbijouterias.com.br/web_imagens/Pingente_Ouro/pi207-ee.jpg&w=800&h=800&ei=CM5wUOzAPMHC0QH30ICICQ&zoom=1&iact=hc&vpx=587&vpy=277&dur=156&hovh=225&hovw=225&tx=136&ty=97&sig=104841523804127670214&page=8&tbnh=135&tbnw=131&ndsp=27&ved=1t:429,r:17,s:174,i:59

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... a primeira e a segunda cruz parecem ser uma variação da "Cruz Fleuri" que pode ser vista acima, uma cruz latina decorativa com seus braços terminando em pétalas tríplices que lembram a Trindade. A terceira é uma variação de conformação latina da cruz número 063 também acima. Não sei se você, como evangélico, deva portar uma cruz latina, identificada com a Igreja Católica tatuada em seu corpo. Algumas denominações são veementemente contra o uso de quaisquer símbolos ainda mais esse... O melhor a fazer é consultar seu pastor ou alguma outra autoridade de sua denominação e saber dele qual é a posição assumida pela congregação quanto a esse a o uso de cruzes pelos membros.

      Excluir
  12. éu assisti um filme e vii uma cruz q ñ tem skii i eu qria saber o significado della mais eu ñ achei nenhuma foto della em lugar nenhum

    ResponderExcluir
  13. TENHO UMA CRUZ DE PRATA E SUA INCLINACAO NAO APARECE NESTES SIGNIFICADOS, O LADO DIREITO É MAIS ALTO DO QUE O LADO ESQUERDO E TEM O ROSTO DE CRISTO NA INTERSECCAO

    ResponderExcluir
  14. tenho curiosidade em uma cruz especifica....
    uma cruz que envez de ter a parte de cima tem um circulo e uma outra cruz no meio desse circulo.. gostaria de saber o nome dela..
    se souberem mandem o nome por facebook porfavor.. obrigado
    https://www.facebook.com/luiz.almeidaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande um desenho ou figura dessa cruz para que eu possa pesquisar. Não encontrei nenhuma com as características que me deu...

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?
    Meu nome é Rachel e eu queria saber o significado desta crus:
    https://plus.google.com/u/0/photos/100714585866270321696/albums/5931721075827755265/5931721077708118210?pid=5931721077708118210&oid=100714585866270321696
    Parabéns pelo blog bem interessante :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua seu pingente é um modelo de cruz bizantina com o uso de muitas pedras nos adornos. Pelo menos foi o que eu descobri aqui: http://www.elo7.com.br/colar-de-cruz-bizantina-ref-00405/dp/2D0B36.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia professor, li o seu trabalho e verifiquei em livros algumas das cruzes postadas pelo senhor, a primeira, que o que o senhor chama de Tal, não é de fato , o Tal tem as laterais curvas, aliá,s tem que ser curva, como a da figura deste link (http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.paroquiasantocristodosmilagres.org/imagens/tal_001.gif&imgrefurl=http://www.paroquiasantocristodosmilagres.org/acruzdetau.html&h=168&w=150&sz=13&tbnid=kTRlr0kj_d5BZM:&tbnh=90&tbnw=80&zoom=1&usg=__96zKFjz9uhdGrMULKaTQai69-QQ=&docid=SVjRv67aW4NsvM&sa=X&ei=t5aMUpiHDJG8kQfij4GQBg&ved=0CEEQ9QEwBQ) e que normalmente é feita de madeira, pois representa a Cruz de Cristo, o madeiro. A segunda é a que o senhor chama de cruz de Santo Antônio, é uma cruz de origem egípcia, muito utilizada pelos gnósticos, conhecida como Ankh e representa um dos deuses, o Anubis, se o senhor prestar bastante atenção no desenho dos livros de história, figuras feiras pelos egípcios, nos templos, nas pirâmides, este carregam na mão esta cruz, que simboliza a vida após a morte, como pode ver no link (http://www.imagick.org.br/pagmag/sistmag/deuses.html ). Vi outras cruzes e que depois postarei o significado. Grata,
    Marta Ximenes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Os dois modelos de cruz Tau que estão listados são modelos estilizados apresentando a forma geral da figura. Vou acrescentar a forma a que você se referiu para completar melhor o post. Quanto a cruz chamada "cruz de Santo Antônio" ela não é um Ankh, mas parece ser baseada nela. Esse modelo é chamado também de "cruz de alça" (http://amngospel.wordpress.com/2010/03/29/simbolos-do-cristianismo-parte-1-a-cruz/) e se diferencia do Ankh egípcio justamente por causa do tamanho menor da alça que forma a parte superior. Se olhar novamente verá que algumas posições acima dessa cruz de Santo antônio há um Ankh egípcio verdadeiro listado e explicado.

      Excluir
    3. Boa noite,
      O senhor encontrou a história da cruz da santo Antônio? Quanto ao Tal, não existem variações, pois a própria letra grega nos formatos maiúsculo e minúsculo, têm as curvas laterais,logo, esta posta no blog, é reta, sem curva.
      Grata,

      Marta.

      Excluir
    4. Boa noite, fui ao site postado pelo senhor: Jesus, Vida e Rock´n in Roll, no próprio site ele fala que a cruz nomeada pelo senhor com cruz de santo Antônio é uma cruz egípcia." É uma cruz em estilo hieróglifo egípcio que representa a regeneração e a vida eterna"
      Este link mostra a letra Tall maiúscula e minúscula (http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://rodrigoguedes.files.wordpress.com/2010/10/alfabeto-grego.gif&imgrefurl=http://rodrigoguedes.wordpress.com/2010/10/08/alfabeto-grego/&h=420&w=497&sz=15&tbnid=hR5Hw41RRvUIeM:&tbnh=90&tbnw=107&zoom=1&usg=__yunpSBbh5XpxxgRbHd7KUI6ncdo=&docid=_hbq-32xt03fEM&sa=X&ei=E0uNUt3QF4KCyAH8yoDIDw&ved=0CFUQ9QEwAw) , se o senhor pegar os símbolos fonéticos, verás que a letra tal não é reta.

      Grata,

      Marta.

      Excluir
    5. Desculpe-me, escrevi tal no lugar de TAU.

      Excluir
    6. Olha... Não sou eu que invento esses significados... Eles estão na internet, de onde os tirei e apenas listei aqui no blog, apontando todas as formas alternativas que encontro, como pode ser visto naquelas baseadas no tau grego. Nenhuma delas é um verdadeiro tau grego, somente se baseia nessa forma como se pode ver além do site que eu recomendei antes, aqui: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/miscellaneous/cruz_suas_formas_e_seus_significados.html, aqui: http://www.geocities.ws/umbandaracional/cruz.html e aqui: http://luteranoscampinas.wordpress.com/2011/06/17/meditacao-acerca-do-simbolo-cruz/. Quanto a cruz de Santo Antonio eu só sei dizer que ela também não é um Ankh e eu até coloquei em separado. Apenas retirei a referência e repeti, com as devidas fontes dos sites, onde elas estavam e onde era listada assim.

      Excluir
  18. Qual o significado dessa cruz? Não achei nos exemplos acima. Obrigado!
    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSJxe7uDEnXJ7E-g4ClUK3y-n20VF1lig5uge6nRc17bW9Xzwms

    ResponderExcluir
  19. Tenho essa cruz a muito tempo e nunca soube o significado dela,pelo que eu vi no blog,ela pode ser a Cruz Radiosa(Radiada),estou correto ?tem até um jesus que pode ser encaixado nela,mas na foto ta sem ele,isso muda o significado da cruz ?

    https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q71/1376403_177072602485598_2009731081_n.jpg

    Parabéns pelo blog !!! ^_^

    ResponderExcluir
  20. ola queria perguntar sobre uma cruz q comprei, ela vai alargando nas pontas e é um pouco redondonda no meui, eu n achei imagens dela se puder me dizer algo :)

    ResponderExcluir
  21. Olá, parabéns pelo Blog, realmente reúne muitas informações úteis ! Sou cristão evangélico e músico, prezo muito pela musicas que ouço e pelas suas influencias, recentemente um dos musicos que admiro apareceu em um video com um colar com uma cruz dupla +-+ com se fosse isso mas na posição vertical, queria saber se seria uma cruz ligada ao Cristianismo (no caso boa) ou se seria a Cruz de caravaca, que já ouvi falar que nao se trata de uma cruz cristã ? Desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cruz que você descreve é uma variação da Cruz de Lorraine ou Cruz D'Ajou que você pode ver aqui: http://es.wikipedia.org/wiki/Cruz_de_Lorena. Além de ser ligada aos Cavaleiros Templários ela (infelizmente) também está sendo usada pelo cantor performático Marilyn Manson com uma outra simbologia conforme verá aqui:http://www.nachtkabarett.com/CelebritarianCorporation/DoubleCross/pt.

      Excluir
    2. Verifiquei nos sites que vc mencionou, não sinto paz em me influenciar em pessoas que a utilizam. Agradeço pela atenção. Muito obrigado !

      Excluir
  22. Olá, eu queria saber o significado da cruz que tem na capa do Livro Fallen (da saga Fallen de Lauren Kate).
    Já procurei em todo lugar, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia postar uma imagem dela? Não encontrei nenhuma cruz associada ao livro que citou.

      Excluir
    2. Olha... Eu acho que isso não parece ser uma cruz com qualquer significado, está mais para um arabesco como aqueles usados para dividir capítulos de livro somente.

      Excluir
  23. Tenho uma imagem de uma cruz k não encontro seu significado em nenhum lado. Tem algum mail para onde eu possa enviar para me dar uma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar aqui o endereço de onde conseguiu a imagem ou de uma réplica dela.

      Excluir
  24. A cruz é da minha mãe, só tenho foto em jpg e através do tablet não consigo enviar por aqui o ficheiro...

    ResponderExcluir
  25. Gostava de saber como se designa a cruz que tem a forma de uma árvore, com dois braços de cada lado.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Estou querendo tatuar uma Cruz que envolva proteção. Teria alguma específica para indicar?

    ResponderExcluir
  27. Olá, vc está de parabéns com o blog...gostaria de tatuar uma cruz só que estou em dúvida entre 2 pq n sei os sign dela vc poderia me dizer o sign?
    1 tatto: http://www.tatuameassim.com/tatuagens-religiosas/2936-tatuagem-cruz-tribal.html

    2 tatto: http://tattoodrawingpics.com/39915-tatuajes-de-cruz-para-hombre

    Agradeço desde já, VLW! ��

    ResponderExcluir
  28. gostaria de saber o significado da cruz recruzada

    ResponderExcluir
  29. Oi, eu vi em uma foto uma cruz diferente, e gostaria de saber qualquer coisa sobre ela .
    Ela parece com uma cruz latina, e no eixo vertical, abaixo do horizontal, havia uma espécie de garfo, ou tridente talvez. Abaixo ainda parecia haver um círculo tangencial à cruz .
    Obrigado pela ajuda .

    ResponderExcluir
  30. Significado da cruz das costas do tupac e do racionais mas do álbum sobrevivendo o inferno, alguém sabe? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  31. Significado da cruz das costas do tupac e do racionais mas do álbum sobrevivendo o inferno, alguém sabe? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  32. Significado da cruz das costas do tupac e do racionais mas do álbum sobrevivendo o inferno, alguém sabe? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  33. Ola Me chamo Diorgi, Tenho uma pulseira que ganhei mas não sei o significado dela
    crucifixos com asas e diferente e nao encontro o significado
    aguardo retorno
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://img.elo7.com.br/product/original/CB380C/pulseira-couro-asa-e-cruz-pulseira-marrom.jpg

      Excluir
  34. Não há uma significação referenciada para esse arranjo. Deve-se juntar o simbolismo da cruz em si com o das asas. Há quem diga que se refere aos Cavaleiros Templários, mas não há nada que confirme isso. Quanto a cruz, procure aqui mesmo nesse post uma que mais se assemelhe a que está representada. Asas significam liberdade. Sobre uma cruz poderia ser ser a fé que liberta ou que coloca o indivíduo acima do mundano, elevando-o apesar da fraqueza humana. Esse tipo de cruz ficou mais conhecida depois que os jogadores David Beckham e agora pouco Neymar fizeram uma dessas em tatuagem.

    ResponderExcluir
  35. Oi achei uma cruz e queria sabr o significado antes pensava ser uma cruz malta mais nao achei nenhum desenho parecido com ela e como se fosse malta os tres braços de cima normais e o 4 de baixo e comprido e ela e vermelha e preta

    ResponderExcluir
  36. DIFICIL DE MEMORISAR O NOME E O SIMBOLISMO DE CADA UMA ,TAMBEM NA MINHA OPINIAO AUGUMAS CRUZES SAO INVENÇOES HUMANAS SIMPLESMENTE PARA TER UM SIMBOLO DE INDETIFICAÇAO DE UM GRUPO OU UMA ASSOSSIAÇAO POUCAS REALMENTE TEM SENTIDO MISTICO E ESPIRITUAL,MAIS MESMO ASSIM MEUS PARABENS PELO CONJUNTO DA OBRA ,VALEU.

    ResponderExcluir
  37. Gostaria que entrasse em contato com meu email, para eu encaminhar a foto da cruz que eu vó a imagem dela dentro do meu quarto a que se refere.mpmajeski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Gostaria que entrasse em contato com meu email, para eu encaminhar a foto da cruz que eu vó a imagem dela dentro do meu quarto a que se refere.mpmajeski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. prezado por favor pode me ajudar esclarecendo a origem e significado da cruz que eh o simbolo do facebook? eh um F... com a ponta torcida pra direita... e cortada ao meio... e qual a sua implicação na mente dos bilhoes de pessoas que estao acorrentadas naquele instrumento de auto emulacao...

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde. Me chamo Cristiana e comprei uma cruz num antiquario que gostei muito mas não consigo saber que tipo de cruz é e nem de onde veio. Será que tem como eu te encaminhar uma foto para você ver e tentar me ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve até uma igreja católica apostólica romana
      Com certeza lá alguém de muita sabedoria irá te informar,assim já mande abençoar,pra levar algo abençoado pra casa....

      Excluir
    2. Leve até uma igreja católica apostólica romana
      Com certeza lá alguém de muita sabedoria irá te informar,assim já mande abençoar,pra levar algo abençoado pra casa....

      Excluir
  41. Não vi a cruz da Igreja de Deus, a qual possui 7 milhões de seguidores no mundo e está presente em 183 países. www.churchofgod.org

    ResponderExcluir
  42. Oiii tenho uma dúvida
    Ganhei uma cruz enquadrada de madeira linda dentro e pratiado tem o símbolo de alfa ômega e no meio a letra P.
    Qual significado
    Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser alguma variação da cruz com o monograma em grego do nome de Jesus. Dê uma olhada na postagem a partir da cruz 123.

      Excluir
  43. Gostei muito das explicações e gostaria de saber o significado da Cruz de Ferro para a Igreja Católica

    ResponderExcluir
  44. Sou professora de história e gostei muito de sua explanação a respeito das cruzes. Encontrei uma cruz na calçada de minha casa parece ser a Cruz egípcia, ela é bem pequena e em ouro. Gostaria de saber se ela pode ser usada por mim já que pertencia a outra pessoa. Esse tipo de cruz pode ser usada para algum tipo de feitiçaria. Sinceramente desconheço. Desde já agradeço a sua atenção

    ResponderExcluir
  45. BOM DIA. COMO FAÇO PARA COLOCAR A IMAGEM DE UMA CRUZ, PARA QUE POSSA EVENTUALMENTE, SER IDENTIFICADA NO BLOG ?

    ResponderExcluir
  46. BOM DIA. COMO FAÇO PARA COLOCAR A IMAGEM DE UMA CRUZ, PARA QUE POSSA EVENTUALMENTE, SER IDENTIFICADA NO BLOG ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque em um álbum do Facebook e depois disponibilize aqui o link.

      Excluir
  47. Bom dia! Pesquisando sobre o assunto, caí qui na página. Vi nos comentários, que são antigos, então se ainda houver resposta, ficarei muito grato!
    Tenho uma cruz, e queria saber o significado dela!
    Vou colocar aqui o link de uma foto que é 90% parecida com a minha, mas a minha é de madeira, com as mesmas, exatamente, iguais, e também atrás dela, a outra face da medalha de são bento!
    O link: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjH8srDqarOAhWJPpAKHTjMAMYQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fluminare.eev.com.br%2F%3Farea%3Dalbum%26pg%3D05.Cruz%2Be%2BTau%2BCord%25E3o&psig=AFQjCNGAtg-QBOQDl4z7HYQRm6eIIfQluw&ust=1470488190429902

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  48. Sobre meu comentário a cima, gostaria de dizer que achei uma foto que é idêntica ao meu! Segue anexado a baixo o link:
    https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj67L3fqqrOAhVJDZAKHQ_7BlEQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.lumencatolica.com%2Findex.php%2Fcrucifixo-para-carro-com-medalha-de-s-o-bento-1.html&psig=AFQjCNFr-JzAvcbJYMWGZcyNg5_KEyOpUg&ust=1470488165616272

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Cruz é chamada "Cruz de São Bento". Veja o significado aqui: http://www.arcanjomiguel.net/oracao_sao_bento.html

      Excluir
    2. Muito obrigado, já tinha um conhecimento, mas o site que me mandou é incrível! Muito obrigado!

      Excluir
  49. Ola Queria Saber O significado da Cruz do Verbo Divino segue o link da foto abaixo
    https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj57PjpidTOAhWIEpAKHdehDvwQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.ojoalheiro.com.br%2F%3Fproduct%3Dcrucifixo-cruz-verbo-divino&psig=AFQjCNGt2kkchaOrWe3Abof_0_jWhDxIJg&ust=1471920776149260

    ResponderExcluir
  50. Prezado Dimas, boa tarde!
    Pode nos falar, por gentileza, qual o tipo de cruz temos no brasão do nosso Moto Clube?

    https://libertasmc.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html

    Obrigado!

    Att.

    José Dimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua cruz é uma variação da número 62: Cruz da Paixão: Uma Cruz latina com as extremidades pontiagudas. Representa o sofrimento de Jesus Cristo na sua crucifixão.

      Excluir
  51. Boa tarde gostaria de saber o significado das cruzes A , G e I do site abaixo pode por favor me ajudar?
    https://cordolario.com.br/products/personalize-seu-terco

    Na

    ResponderExcluir
  52. A cruz na letra A me parece a soma da Cruz Trevo (n0. 17/59) + a Cruz dos Apóstolos (n0.24). A cruz G deve er a soma da Cruz de Penitência (n0. 28) + A Cruz dos Apóstolos(n0. 24). A cruz I parece ser uma Cruz Latina (n0.11) estilizada ou uma versão da Cruz dos Apóstolos (n.0 24).

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, comprei uma casa recentemente e nas portas dos quartos principais e do banheiro tem uma cruz simples, porém que aparenta estar deitada, tem algum significado específico? Só notei os desenhos de cruz depois de ter mudado, e, confesso que me deixou intrigada, pois desde que me mudei para esta casa minhas finanças estão sempre em crise.

    ResponderExcluir
  54. A cruz deitada e/ou tombada pode ser um símbolo maçônico ou ligado a Umbanda, conforme pode ser visto nas cruzes acima a partir do número 169. Faça uma investigação e veja se sua casa anteriormente teve ligações com alguma dessas duas linhas esotéricas. Em caso positivo seria bom algum tipo de ação para neutralizar quaisquer energias residuais que possa ter sido deixada no ambiente.

    ResponderExcluir
  55. Professor gostaria de saber qual o significado dessa cruz.


    https://www.google.com.br/search?q=cruz+do+justin+desenhada&client=ms-android-positivo&prmd=ivsn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjwv6CYkc_RAhUJCpAKHXSCAlsQ_AUICCgB&biw=320&bih=440#tbm=isch&q=cruz+do+justin+&imgrc=GBZnnPxdB0eFkM%3A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cruz é um modelo estilizado que junta a crua número 17: "Cruz da Trindade" ou "Cruz Trevo" com as pontas da extremidade tripartida, simbolizando Pai, Filho e Espírito Santo e a cruz número 62: a "Cruz da Paixão" por causa das extremidades pontiagudas.

      Excluir
  56. Boa Tarde, estava vendo um filme e observei uma Cruz com 3 traços horizontais, sendo que a primeira(de cima para baixo) era a maior e as outras duas iam diminuindo de tamanho, ou seja, uma grande, outra média e outra pequena.
    Você sabe me dizer se realmente existe, pois já procurei e não encontrei nenhuma parecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não existe referência. Deve ser uma criação para o filme.

      Excluir
  57. Há algum problema ou mal, em usar como pingente em um cordão, uma cruz Tau Enlaçado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo símbolo só tem o poder que for dado para ele... Um amuleto sozinho comprado numa loja não tem poder de fazer nada. Mas se tiver imbuído da energia de alguém ou de uma egrégora (a energia espiritual acumulada pela crença das pessoas que pertencem a um grupo, seita ou religião) pode trazer consequências imprevisíveis e quase sempre não muito boas. Garanta a procedência do seu pingente e use-o como quiser. Sabendo o que significa, ele só será uma demostração de sua preferência e de suas crenças.

      Excluir
  58. Qual o significado da Cruz deitada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei significados para a Cruz Deitada. Mas existe para a Cruz Tombada (N.169) símbolo de uma dos graus da Maçonaria e a Inclinada (N. 173) Que segundo a Umbanda representaria "a cruz de cada um ou seja a missão na Umbanda que carregaremos até cumprirmos nossa missão aqui na terra." Uma Cruz Latina deitada não tem nenhum significado especial, apenas o apelo estético.

      Excluir
  59. cara, o que significa uma cruz de cabeça pra baixo com um circulo na ponta de cima , e nesse circulo dois chifres?
    parece isso: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/63/e9/4e/63e94ea0261a472631e3a1d84cc47b8c.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o símbolo do elemento Mercúrio para os alquimistas.

      Excluir
  60. Gostaria de saber se tem algum significado em uma cruz com um X em cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque uma imagem para que se possa conseguir uma identificação.

      Excluir
  61. Oi professor tudo bem?gostaria de saber que tipo de cruz é essa é o seu significado, grato desde já
    https://www.google.com.br/search?q=imagens+cruZ&rlz=1CDGOYI_enBR729BR729&hl=pt&prmd=insv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiwgYWMzYDUAhXLlZAKHYhwDjMQ_AUICSgB&biw=375&bih=591#imgrc=GmJfD4J8laZTtM:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Uso crucifixo muita proteção e parece ser diferente em suas pontas há gotas vermelhas e o Cristo está crucificado.
      Gostaria de saber sua origem Obrigada desde já

      Excluir
    2. Professor, boa tarde!
      Essa cruz não seria uma variação da 62, assim como a do nosso brasão?

      https://libertasmc.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html

      Obrigado!

      Excluir
    3. Sim. Revendo as imagens, pode-se pensar que essa cruz pode ser uma variação da Cruz N0. 62 (Cruz da Paixão) ou da Cruz de Santiago (N0. 106 a 109), sendo que para mim tem mais afinidade com a de Santiago devido ao simbolismo da espada que ela possui.

      Excluir
    4. Verdade. Ela tem a parte horizontal menor, leva a uma espada mesmo.

      Obrigado, professor!

      Excluir
  62. Uso uma cruz e sinto muita proteção. Ela é diferente porque em suas pontas tem umas gotas vermelhas.
    Não encontrei nenhuma assim.
    Gostaria de saber seu significado.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  63. entao... sonhei com uma cruz que nunca havia visto . era uma cruz preta e ao invés de ter apenas duas retas uma na vertical e uma na horizontal, ela possuia tres retas no horizontal de maneira que de cima para baixo cada uma era menor que a outra e na ponta dela, na parte vertical depois que passa da horizontal havia um circulo. eu nunca havia visto enquanto acordada algo como isso e realmente nem em filmes. porem no sonho eu nao sentia medo dela, ela simplesmente me passava paz e eu no sonho tinha certeza de que seriamos salvos. foi uma experiencia meio estranha considerando que ando afastada das religioes e em 99% das minhas noites eu tenho pesadelos e nesta unica vez que nao tive sonhei com isso.

    ResponderExcluir
  64. O mais estranho e interessante ao mesmo tempo é que eu desenhava desde criança uma cruz com a seperpente entrelaçada e não sabia o significado. Obrigado!

    ResponderExcluir
  65. Queria saber o significado da cruz que uso é uma cruz que possui um x no meio

    ResponderExcluir
  66. Eu sonhei com uma cruz estranha que procurei o dia todo na internet mas não achei, se tiver um significado ou variante de outra gostaria de saber.. ela é como a cruz latina mesclada com a cruz patriarcal mas a primeira tábua cruzada é maior e a segunda e menor.. pode ser apenas um detalhe mas pode significar algo diferente.. é no sonho estava com a imagem de um ente querido que no sonho havia morrido... Que.bom que foi só um sonho.. alguém pode me ajuda a esclarecer?

    ResponderExcluir
  67. Olá, adorei cada um dos seus significados mas, eu vi uma cruz que se parecia com a cruz vergada só que a mesma possui dois braços, um vergado para cima e o outro para baixo, poderia ver se encontra para mim ?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde.
    Encontrei um símbolo gravado numa rocha num antigo caminho(calçada)O símbolo tem uma cruz com um circulo por baixo (pé) e outro maior a rodear o primeiro, bate no meio da cruz.
    O que significa?

    ResponderExcluir
  69. ola boa tarde, muito bom o blog, acabei de adquirir uma cruz e gostaria de saber se conhece e pode me informar oque significa?

    ResponderExcluir
  70. Tenho um pingente com uma cruz diferente de todas essas, como posso saber o significado

    ResponderExcluir